Quantcast
Retalho

Pagar com o rosto ou a palma da mão? Mastercard testa tecnologia no Brasil

A Mastercard está a testar um novo sistema de pagamentos que poderá revolucionar a forma como pagamos os produtos que pretendemos adquirir. Segundo o explicado pelo site ecommerce Brasil, a empresa lançou recentemente, neste país, um novo método em que os retalhistas podem usar reconhecimento facial e impressões digitais para validar os montantes a pagar.

Na prática, onde esta tecnologia estiver disponível, os clientes poderão autenticar o seu pagamento mostrando apenas o rosto ou a palma da mão em vez de passar o cartão.

 

“Toda a pesquisa que fizemos mostrou-nos que os consumidores adoram a biometria. Eles querem que fazer um pagamento numa loja seja tão conveniente quanto desbloquear o telefone”, afirma Ajay Bhalla, presidente de Cibernética e Inteligência da Mastercard.

Espera-se que cerca de 1,4 mil milhões de pessoas passem a usar esta tecnologia de reconhecimento facial para autenticar um pagamento até 2025.

 

Para se inscrever e poder usar este novo meio de pagamento da Mastercard, o utilizador tira uma foto do seu rosto ou digitaliza a sua impressão digital para registá-la numa aplicação. O processo é realizado no smartphone do utilizador ou num terminal de pagamento.