A Missão Continente anunciou que, no primeiro trimestre do ano, distribuiu mais de 7,6 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1033 instituições de solidariedade social e de apoio a animais em todo o território nacional.
“Só em excedentes alimentares, ou seja, todos os produtos que conservam condições de consumo, apesar de já não terem valor comercial, esse apoio totalizou mais de 7 milhões de euros, o equivalente a mais de 2 milhões de refeições salvas”, enfatiza o comunicado de imprensa.
Os artigos alimentares doados incluem, por exemplo, produtos frescos como fruta, legumes, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares. Segundo a nota de imprensa, as doações ocorrem durante todo o ano e abrangem as mais de 350 lojas Continente, localizadas de norte a sul do território continental e arquipélagos.
“O trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedente remonta a 1994 e, atualmente, são centenas as instituições de solidariedade social e associações de bem-estar animal que são apoiadas, pois todas as lojas Continente têm parceria com instituições locais para a doação dos seus excedentes”, refere Nádia Reis, Diretora de Brand Responsibility do Continente.
E continua: “estas recolhas são feitas diariamente e, ano após ano, temos vindo a alargar o número de instituições beneficiadas, de modo a reforçar e robustecer a nossa presença nas comunidades. Desta forma, a Missão Continente, apoia quem mais precisa e cria uma das formas mais eficientes de combate ao desperdício alimentar, reforçando o seu papel, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia”.
De recordar que, em 2023, a Missão Continente doou 30,8 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1097 instituições de solidariedade social de todo o país. Em termos de excedentes alimentares, o apoio totalizou 27,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,8 milhões de refeições salvas.