A Mercadona foi distinguida com dois prémios pelo Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà, que revelou hoje, dia 18 de fevereiro, em Valência, as principais inovações do setor em 2024.
A cadeia de supermercados espanhola destacou-se na categoria de produto, com o lançamento de um arroz de vegetais cozinhado diretamente numa embalagem de alumínio, adequada também para o uso no micro-ondas, assim como foi distinguida na área de processos, graças à implementação de uma nova rotulagem com código QR, que otimiza a gestão e leitura de produtos.
De acordo com o comunicado de imprensa, ambas as soluções foram reconhecidas como exemplos de inovação e eficiência no mercado.
O novo sistema de rotulagem, que foi desenvolvido em colaboração com a AECOC, associação de fabricantes e distribuidores de Espanha, contribui para aumentar a eficiência operacional da empresa e, como indicam os peritos, “trata-se do primeiro passo para a adoção massiva do código QR no Grande Consumo”.
Além disso, este novo código oferece ainda informação ao consumidor, direcionando-o para uma página com sugestões sobre como cozinhar e consumir o produto, assim como à empresa, ao incluir em cada produto informação útil, como datas de validade, lotes, fornecedor e peso exato.
“Isto permite vincular cada produto ao seu fornecedor, melhorando o controlo da rastreabilidade; garantir segurança alimentar, ao certificar-se digitalmente que não passam pela caixa produtos fora de validade; aumentar a eficiência na loja, ao permitir reetiquetar produtos perto da sua data de validade sem que seja necessário voltar a pesá-los, e até afinar os processos de gestão de stock”, explica a nota de imprensa.
A comunicação avança ainda que a retalhista já implementou este novo QR em produtos da secção do talho, tanto em Portugal como em Espanha, e prevê incluí-lo nas secções de peixaria e frutas e legumes ao longo de 2025.
 Mercadona abre 10 lojas em 2025 e chega (finalmente) a Lisboa