O Grupo Jerónimo Martins integra agora o “FTSE Diversity & Inclusion Index – Top 100”, um índice de referência mundial que aglomera as empresas cotadas em bolsa com melhor desempenho na promoção da diversidade e inclusão social no local de trabalho.
Segundo a nota de imprensa, a retalhista ocupa a 46.ª posição a nível mundial, sendo a única empresa portuguesa, bem como a única da indústria “supermercados e lojas de conveniência”, a constar neste ranking.
O índice analisa mais de 15.500 empresas cotadas em bolsa a nível mundial e que integram índices como S&P 500, ASX300, MSCI World, MSCI Emerging Markets, FTSE100 ou Bovespa.
A metodologia do ranking tem por base a recolha de 24 indicadores de entre quatro pilares – Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Controvérsias –, recorrendo a informação pública e a uma equipa de mais de 700 analistas.
A comunicação explica ainda que as 100 empresas melhor classificadas são organizadas de acordo com a pontuação global de Diversidade e Inclusão, numa escala de 0 a 100 pontos, tendo o Grupo Jerónimo Martins conquistado uma avaliação de 74,25 pontos.
Entre os indicadores analisados estão, por exemplo, a existência de serviços de apoio aos filhos dos colaboradores, como creches em Portugal, a existência de políticas que contribuem para o equilíbrio da vida pessoal e profissional, a percentagem de mulheres em cargos de gestão e a percentagem de colaboradores com deficiência e/ou incapacidade.
De recordar que, desde 2021, que a holding do Grupo Jerónimo Martins detém a distinção “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo subido ao nível de “Excelência” em 2023. No mesmo sentido, também o Recheio Cash & Carry é “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” desde 2021 e o Pingo Doce tem esta distinção desde 2023.