Quantcast
Retalho

Marca própria continua firme e explicação ‘está à vista’

Um estudo recentemente divulgado pela Amcor, que avaliou a opinião de 3000 consumidores do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polónia e Países Baixos mostra que a marca própria continua firme entre as opções dos clientes de mercearias.

De acordo com a pesquisa, 70% dos inquiridos afirma comprar regularmente produtos de marca própria, com metade a afirmar que o fator preço (relação qualidade-preço) é a razão principal para esta opção.

 

Segundo o explicado, o aumento do custo de vida é também visto como a chave para a ‘afirmação’ crescente da aposta em marca própria, com 85% a afirmar que o preço é uma vantagem competitiva face às marcas tradicionais, com 48% a dizer que a lógica promocional também favorece a escolha de produtos de marca branca.

O sabor, o facto de os produtos serem produzidos localmente e a escolha dos ingredientes são também fatores decisivos.

 

Madalina Mitru, gestora de marketing e cadeia de valor da Amcor, comentou: “Embora a pesquisa confirme que o preço dos items de marca própria impacta nas decisões de compra dos compradores de alimentos no atual clima económico, a qualidade ainda é um fator crucial que influencia a jornada de compra dos consumidores”. “Sabor, qualidade e origem ainda são importantes quando os consumidores tomam decisões de compra. Além disso, mais de metade dos consumidores europeus (51%) afirmaram não perceber qualquer diferença na qualidade dos produtos de marca própria versus os de marca, colocando as marcas de marca própria numa posição forte para o futuro”, continuou Mitru.

Sustentabilidade ‘conta’ cada vez mais para a marca própria:

  • 42% dos consumidores europeus acreditam que a produção local é uma área em que os retalhistas têm aumentado os seus esforços
  • 34% afirmou ter visto progressos na redução do desperdício alimentar, na redução do excesso de embalagens e na mudança para embalagens mais sustentáveis
  • 28% dos inquiridos afirmaram que embalagens mais sustentáveis ​​influenciaram a sua decisão de compra~
 

“Os retalhistas e as marcas podem adotar embalagens mais sustentáveis ​​para ajudar a reter os clientes e demonstrar o seu compromisso contínuo em promover a circularidade e reduzir a sua pegada de carbono”, afirmou ainda a gestora da Amcor.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever