Retalho

Jerónimo Martins e Sonae sobem no ranking dos maiores retalhistas do mundo

Jerónimo Martins e Sonae sobem no ranking dos maiores retalhistas do mundo

A Jerónimo Martins é agora o 55º maior retalhista do mundo, um avanço de uma posição face à última edição do Global Powers of Retailing 2019′, que engloba 250 empresas a nível mundial. A Sonae, por sua vez, é agora o 156º maior retalhista do mundo, subindo 11 posições face ao ano passado.

De acordo com a análise, em dez anos, a Jerónimo Martins subiu mais de 60 posições neste ranking. A Sonae subiu cerca de 20 posições. A Mercadona, que se prepara para entrar no mercado português, surge no 41º lugar.

O ranking voltou a ser liderado pelos retalhistas norte-americanos Wal-Mart Stores, Costco Wholesale Corporation e The Kroger Co e a Amazon conquistou o quarto lugar devido à sua “estratégia competitiva de preços”.

Importa ainda referir que a edição deste ano ficou marcada pela entrada de alguns retalhistas que nunca se tinha estreado neste ranking, como as alemãs Metro AG (26.º lugar) e Ceconomy AG (40.º), a chinesa Wumart Holdings (187.º), a norte-americana Wayfair (205.º) e a brasileira RaiaDrogasil (223.º).

Para além disso, ficamos a saber que, todas juntas, as 250 maiores empresas de retalho do mundo geraram receitas de 3,96 biliões de euros em 2017.