Empresas

Grupo Metro passa a operar sob duas novas unidades: METRO e Ceconomy

O Grupo Metro acaba de anunciar que a unidade de negócio dedicada a wholesale e alimentar passará a chamar-se Metro e que a unidade de negócio dedicada a eletrónica de consumo adotará o nome Ceconomy. A notícia foi avançada esta manhã (15 de dezembro) pela empresa, numa conferência que a revista Distribuição Hoje estará a acompanhar.

Esta quarta-feira o grupo reportou vendas de 58,4 mil milhões de euros e um EBIT de 1560 milhões de euros no ano fiscal de 2015/2016. Sobre o mercado nacional, a empresa que recentemente anunciou a divisão das suas áreas de negócio , revela que registou um total de 469 milhões de euros em vendas, número para o qual contribuiu sobretudo a unidade Metro Cash & Carry, que em Portugal opera sob a marca Makro.

De acordo com o Grupo Metro, no período em análise, a Makro Portugal registou vendas de 345 milhões de euros. Já a Media Markt Portugal arrecadou um total de 124 milhões de euros, elevando para 469 milhões de euros as vendas da companhia no país.

No global, as vendas do grupo cresceram 0,2% no ano fiscal de 2015/2016, uma performance que, segundo Olaf Koch, CEO da companhia, “confirma que estamos no caminho certo com o nosso foco estratégico na criação de valor para os nossos clientes e no processo de transformação contínua”.

Os resultados agora apresentados pelo Grupo Metro confirmam as previsões anteriormente anunciadas. A unidade Metro Cash & Carry viu as suas vendas numa base comparável crescerem 0,6 pontos percentuais; a Media Saturn registou um incremento de 0,1%.

Esta quinta-feira (15 de dezembro) o Grupo Metro estará reunido com a imprensa para apresentar estes resultados e também para falar da mais recente mudança na sua estratégia, que implicou a divisão do negócio da companhia em duas operações distintas: uma dedicada ao alimentar e uma outra dedicada à eletrónica de consumo. Esta divisão deverá estar concluída em meados de 2017.

*a jornalista viajou para Düsseldorf a convite do Grupo Metro