Falta menos de uma semana para o inRetail Congress. O maior evento anual para profissionais de retalho vai mapear os vários caminhos de futuro para o setor. O evento, que decorre nos dias 9 e 10 de novembro no Lagoas Park Hotel, culmina na entrega dos Masters DH.
Como está a reagir o mercado português? Quais são as principais tendências para o futuro próximo? Que consumidor temos hoje e como está este a percecionar o seu processo de compra? Que está a ser feito em termos de sustentabilidade pelas marcas e retalhistas? Estas são algumas das questões que irão ser abordadas.
No primeiro dia, vamos conhecer os consumidores e perceber o que mudou com a aceleração no retalho. Nuno Afonso, Vice President Sales & Operations EMEASIA Region, Daymon, vai abordar as oportunidades no retalho com o novo consumidor. Conheça a evolução do consumidor num novo contexto, o papel estratégico das marcas e as perspetivas para o retalho.
De seguida, Pedro Cupertino de Miranda, Risk, Cyber Security And Data Protection Officer da Sonae MC e Lino Santos, Head da National Cybersecurity Centre – CNCS, ficam frente-a-frente e abordam a “Segurança, dados dos clientes e as ‘ciber-guerras do futuro’”. A segurança de dados no mundo digital e as smart stores e gestão da presença nos espaços comerciais vão os tópicos debatidos.
Falando em digital, importa também perceber como inovar no retalho híbrido. Antes do coffee break, “O poder do pagamento” está em destaque numa intervenção de Sebastião Lencastre, CEO da EasyPay.
Após a pausa, uma mesa-redonda sobre a omnicalidade, novas plataformas de comunicação e social selling é o foco. O painel moderado pelo diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, junta: Carolina Afonso, CEO do Gato Preto; Nelson Ribeiro, Head of Sales & Board Member Portugal da Primark; Ricardo Ferro da Cunha, Managing Director da Mr.Blue; e Filipa Herédia, Head of Communications & Engagement da Makro Portugal.
Continuamos a jornada no digital, para perceber como é que o consumidor se movimenta neste espaço. Liliana Santos, Account Executive Iberia e Fabio Salvador, Sales Manager Iberia, ambos da Partoo, explicam como a digitalização das empresas locais é uma oportunidade de negócio, entre outros aspetos.
Finalmente, antes do almoço, vamos conhecer o poder do comércio experiencial. Como tornar a ida à loja uma experiência que marca? Num painel moderado pelo diretor executivo da APCC, Rodrigo Moita de Deus, vão estar presentes: Inês Condeço, Marketing and Communication Director da Fnac Portugal; Carla Carvalho Dias, Speaker, consultora e formadora em Costumer e Employee Experience; Liliana Oliveira, Director of Sales & Business Development Portugal da Finaro; e Hugo Ribeiro, Expansion Manager da Nhood.
 Depois do almoço, é tempo de soluções de pagamento. Quais são as preferências do consumidor? Tereza Cavaco, diretora do departamento de sistemas de pagamento do Banco de Portugal, modera uma mesa-redonda que conta com: João Girardi, Regional Managing Director da Castles; Margarida Rodrigues, Head of Customer Paymerns da Sonae; Célia Horta-Nova, Manager BNPL Business Line & Business Development da Oney Bank Portugal; e Carolina Afonso, CEO do Gato Preto.
Ainda nesta temática, o CEO da Oney Bank Portugal, Dario Coffetti, e Nelson Arrifes, Head of Marketing & Web Content Manager da PC Diga, exploram como o Buy Now, Pay Later é uma alavanca de crescimento para os retalhistas.
Finalmente, o foco vai para o Marketplace e como avançar para o próximo nível de crescimento. Ricardo López Helguera, Marketplaces & Drop-shipping | SaaS eCommerce for B2C da MIRAKL, Nuno Natário, Iberian Head of Commercial da Worten Portugal, abordam como os consumidores preferem comprar nos marketplaces.
A encerrar o primeiro dia, perceba como construir confiança entre marca, colaboradores e consumidores. Conheça o caso prático da Eurocash. Rui Amaral, Board Member, vai explocar as dúvidas e certezas do líder.
Já Susana Silva, Human Resources Director do El Corte Inglés, vai mostrar um caso prático dedicado aos modelos de trabalho flexíveis.
Segundo dia do evento
O segundo dia inicia-se com o CEO’s Morning Coffee. A pandemia, a guerra e a inflação são os temas que vão juntar os CEOs da Auchan Retail Portugal (Pedro Cid), IKEA Portugal (Ricardo Pereira) e Castelbel (Americo Pinheiro) numa conversa moderada pela Editor-in-Chief da Distribuição Hoje, Sérgio Abrantes.
A sustentabilidade torna-se depois o foco de atenção. Fernando Frade, diretor corporativo ambiente da Jerónimo Martins, vai abordar o impacto no negócio das métricas e medição da sustentabilidade.
Logo de seguida, Pedro Alves, Diretor Comercial na Helexia, destaca como a descarbonização torna o setor do retalho mais competitivo. Antes do coffe break, existe tempo para saber mais sobre a estratégia sustentável do Lidl, numa intervenção de Vera Correia, Sustainability Manager da empresa.
Depois da pausa, contamos com uma intervenção da EDP dedicada à temática “Solar autoconsumo e mobilidade elétrica”. Pedro Henriques, Diretor Comercial Corporate & State Portugal da EDP Comercial, vai explicar as vantagens e desafios que as empresas do setor do retalho irão encontrar ao optar por estas soluções.
Por fim, uma mesa-redonda dedicada às oportunidades para inovar na sustentabilidade e na economia circular encerra o destaque dado a esta temática. Elke Muranyi, Director Corporate Responsibility na Aldi Portugal, Renata Monteiro Costa, Marketing Manager na Tetra Pak, e José Maria Sacadura, General Manager Portugal na Power dot, e Teresa Pereira, HR Leader da Kiabi, vão abordar tópicos como o recommerce, o futuro das embalagens e a transparência na comunicação, mas também a importância de se apostar na sustentabilidade desde o parque de estacionamento dos retalhistas com a promoção da mobilidade elétrica.
Antes do almoço, Ruth Andrade, Earth Care Strategy Lead da Lush, aponta quais os desafios da comunicação com consumidores ultra impactados.
Depois do almoço, é tempo de first, middle e last-mile. Numa conversa moderada pelo diretor do Mestrado em Engenharia e Gestão da Cadeia de Abastecimento do Instituto Superior de Engenharia do Porto, António Galrão Ramos, a resposta à pergunta “Da dependência fóssil à eficiência energética. Que caminhos?” vai ser dada. O painel vai abordar tópicos como a gestão de stocks, a produção local, as green logistics e a distribuição internacional. Os oradores são Ana Esteves, Head of Supply Chain da Salsa; José Miranda, Líder desafio Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin; Carlos Poças, Country Manager da Deliverea; e Pedro Castro, Industrial Purchase Manager da Decathlon.
De seguida, “Portugal no Radar”. Inês Santos, Diretora de Relações Institucionais Portugal da Mercadona, e John Leitão, CEO da Kinda, vão abordar as estratégias de penetração no mercado português e o papel das insígnias internacionais na divulgação da produção nacional.
Para encerrar o dia, conheça a análise às principais tendências no retalho português, com o Keep in Mind Retail, e os vencedores dos Masters DH 2022.