A Sonae Sierra está nomeada para os Prémios de Energia Sustentável da Comissão Europeia, pelo seu projecto Bright, uma acção para melhorar a eficiência energética dos seus centros comerciais.
O projecto nacional destacado pela Comissão Europeia contribuiu para identificar 218 medidas de optimização energética em 28 centros comerciais da Sonae Sierra e é fruto de um investimento de 2,4 milhões de euros, que já permitiu atingir uma redução de 12% do consumo total de energia dos centros e uma poupança de 2,7 milhões de euros desde 2013.
Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, explica que “estamos muito satisfeitos com esta nomeação. A Sustentabilidade faz parte integrante da estratégia de negócio da Sonae Sierra como forma de criar valor, dando resposta a desafios ambientais e sociais. O projeto Bright é um bom exemplo disso. Ajuda-nos a contribuir para a redução das emissões de carbono, tornando os edifícios mais eficientes e menos dependentes de recursos, com redução de custos operacionais e minimização de riscos a medio, longo prazo. É muito gratificante ver o reconhecimento desta iniciativa”.
Quando todas as melhorias previstas no âmbito deste projecto estiverem concluídas, a Sonae Sierra espera conseguir economizar anualmente até 4,2 milhões de euros em eletricidade, o que equivale a 40% da pegada de carbono da Sonae Sierra.
Os Prémios de Energia Sustentável da Comissão Europeia reconhecem a inovação na eficiência energética e nas energias renováveis, destacando novas formas de moldar o futuro energético da Europa. Os vencedores serão anunciados no âmbito da Semana Europeia da Energia Sustentável 2017, que decorrerá entre os próximos dias 19 e 25 de junho, em Bruxelas.