O mundo acordou esta semana em choque com a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos da América. E apesar de a sensação de surpresa poder demorar algum tempo a dissipar-se, é altura de começar a pensar no que poderá mudar com esta escolha do povo norte-americano. O setor do retalho já está em alerta e pede ao novo presidente do país que seja “pragmático”.
O pedido é da National Retail Federation (NRF), que teme agravos num setor já fragilizado pelas mudanças que se têm sentido nos últimos anos: uma gestão pragmática da economia do país assim que Donald Trump assumir a presidência em janeiro de 2017.
O apelo não surge por acaso. O presidente agora eleito é conhecido por ser polémico e já por várias vezes entrou em conflitos com alguns dos maiores retalhistas mundiais. Para além de ter ameaçado taxar com ‘mão pesada’ os produtos importados para os EUA, uma medida que, a verificar-se, poderá trazer consequências sobretudo para os consumidores, Donald Trump já fez questão de dizer que poderá dificultar a conclusão do Acordo Transatlântico. Matt Shay, CEO da NRF, afirma que “à medida que o presidente Trump começa a recrutar para o seu Governo, estamos com esperança que o pragmatismo prevaleça em relação à ideologia”.
Para além de conflitos com o antigo CEO da Macy’s, Terry Lundgren, que no ano passado decidiu retirar as marcas de vestuário de Donald Trump das lojas da rede depois de este ter afirmado que os imigrantes mexicanos “são violadores e assassinos”, Trump já teve também conflitos com o CEO da Amazon e atual detentor do Washington Post.
Já mais recentemente, o CEO da Barnes & Nobles, Ronald Boire, defendeu que “a ansiedade em relação a estas eleições está a afetar o negócio”, e a Walmart e a Target estavam à espera de saber os resultados das eleições para começar a lançar as suas campanhas de Natal.
Agora, resta esperar para ver como vai reagir o consumidor norte-americano, mas as previsões indicam que as vendas no retalho dos EUA deverão crescer 3,6% na época natalícia de 2016, o que na verdade significa que seria o melhor período em anos.