Quantcast
 

Espanha vai ter mais 31 centros comerciais até 2012

Espanha vai ter mais 31 centros comerciais até 2012

Um recente estudo da Aguirre Newman Espanha permitiu apurar que, entre este ano e o próximo, estarão concluídos 31 novos projetos correspondentes a superfícies comerciais que deverão totalizar cerca de 745,455 m2 de Área Bruta Locável (ABL).

Por outro lado, “o desenvolvimento de nova oferta” deverá ficar-se nos níveis mais baixos dos últimos dez anos, tendo em conta que nesse período as obras de construção de superfície comercial em Espanha corresponderam a 62,1% da existente atualmente no país.

“A taxa de disponibilidade de espaços comerciais mostra um desempenho irregular, por categoria de centro comercial. Nos centros comerciais ‘ouro’ (Prime), o nível de disponibilidade é residual, colocando-se abaixo de 2%. Nos centros comerciais, ‘prata’ (Secundários), atualmente, a disponibilidade é de aproximadamente 12%. Finalmente, nos centros comerciais, ‘bronze’ (locais e secundários com pior localização) a taxa de disponibilidade anda em torno de 20%, 25%. A menor afluência aos centros comerciais e o comportamento de consumo afetaram de maneira mais severa este tipo de superfícies comerciais”, adianta a Aguirre Newman.

 

Estima-se também que durante este ano “a procura de espaços por parte dos operadores mostre uma situação muito semelhante à de 2010. Os principais operadores vão estar especialmente interessados em encontrar lojas nos centros ‘prata’ (secundário). A falta de disponibilidade nos centros “ouro”, juntamente com os altos preços de aluguer, impossibilita a entrada nesses centros”.

Em 2010 foram inaugurados 411,139 m2 de nova ABL, dos quais 375.639 m² foram devidos à abertura de 12 projetos, enquanto que 35,500 m² corresponderam à expansão de projetos já existentes. Estes resultados distanciam-se do conseguido para o período 2001-2010, que se situou em 755.302 m² de ABL inaugurada.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever