Quantcast
Tecnologia

Escritório português da Hitachi Vantara implementa lojas autónomas no Japão e Israel

Vantara

A equipa portuguesa da Hitachi Vantara está a implementar no Japão e em Israel uma solução de loja cashierless. Em comunicado, a empresa explica que ao utilizar a tecnologia Lidar, que permite acompanhar o movimento das pessoas dentro do espaço (tracking), a solução da Hitachi Vantara salvaguarda a sua identidade e atua de acordo com a legislação europeia de proteção de dados, ao contrário do que acontece com um sistema CCTV tradicional.

O sistema Lidar regista os produtos que o cliente acrescentou, ou retirou do seu cesto, sem necessitar que efetue mais alguma ação, explica ainda a empresa. Para tal contribuem os sensores instalados e um conjunto de prateleiras inteligentes, onde são colocados os produtos, que permitem reconhecer quando um produto é retirado ou colocado na prateleira, através do peso, comunicando diretamente com a aplicação do comprador.

 

“Esta tecnologia é altamente atrativa e relevante, num momento em que a experiência do consumidor está a mudar e há uma preocupação acrescida com os aglomerados de pessoas em lojas, devido ao distanciamento social”, explicou o diretor de inovação na Hitachi Vantara e responsável do projeto, Paulo Valério.

“Ver uma tecnologia desenvolvida integralmente em Portugal a ser exportada para o Japão, um dos maiores polos tecnológicos do mundo, é um grande marco e um reconhecimento do nosso trabalho. Estamos muito orgulhosos por inovar e liderar num conceito que já é muito conhecido e usado por várias empresas em todo o mundo”, acrescentou o responsável.

 

No escritório português da Hitachi Vantara está instalado uma loja autónoma em formato laboratório, onde a equipa desenvolve e testa a solução. De momento, existe uma equipa de profissionais da Hitachi Vantara dedicada a este projeto, sendo que a empresa pretende aumentar esta equipa.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever