David Chang, chef, empresário e estrela do programa “The Mind of a Chef’, do canal de televisão norte-americano PBS, participou recentemente numa conferência nos EUA onde falou do papel da tecnologia no setor da alimentação. Durante a iniciativa, o empresário defendeu que o conceito de ter que esperar numa fila para obter comida “vai desparecer” e é apenas uma questão de tempo.
O chef com raízes coreanas e norte-americanas explicou que “odeio esperar em filas para obter comida e suspeito que muitas outras pessoas também. Será que não deveria existir uma melhor forma de trocar informações com o nosso cliente enquanto espera na fila?” Por esse motivo, o empresário decidiu testar numa das suas cadeias de restaurantes, a Fuku, uma aplicação mobile que permite encomendar o que se quer comer antes da chegada.
De acordo com Chang, “há muitos restaurantes totalmente incapazes e recolher dados de forma eficiente sobre os seus clientes e que lhes permitam recompensar a sua lealdade. Por exemplo, os sistemas POS utilizados em restauração são do pior. Existem milhares de apps para iPad excelentes que não estão totalmente integradas com esses sistemas.”
“Devia existir uma forma melhor de recolher dados dos clientes, de recolher aquelas pequenas informações que permitam melhorar a sua experiência. Por exemplo, se um restaurante sabe que um vinho específico é melhor se o deixarmos respirar durante seis horas antes do consumo, e se sabemos que um cliente em particular poderia gostar desse vinho, deveria existir uma solução técnica que permitisse alertar o consumidor para que pedisse essa garrafa de vinho antes do jantar para que o restaurante a abrisse na altura certa”, defendeu David Chang.
Segundo o empresário, a indústria alimentar terá que aprender a tirar partido das tecnologias, como apps e bases de dados, para oferecer uma melhor experiência aos consumidores, e essa revolução “ocorrerá mais brevemente do que se pensa”.