A EY Portugal vai promover no próximo mês de abril um roadshow de captação de investimento na China, com o objetivo de conseguir que as empresas chinesas invistam em Portugal. A iniciativa vai passar por seis cidades chinesas, com sessões em Pequim, Xangai, Guangzhou, Changsha, Hong Kong e Macau, onde os especialistas da EY Portugal apresentarão as vantagens de Portugal como localização de investimento e como plataforma preferencial para investimentos noutras regiões do globo.
Para Miguel Farinha, líder da área de Transaction Advisory Services, Portugal continua a apresentar boas oportunidades para operações de aquisição: “Temos vindo a assistir nos últimos anos a uma intensificação das operações de M&A em Portugal, tanto de private equities baseadas no nosso País como de investidores internacionais. Temos vindo a investir no crescimento das nossas equipas e acreditamos que tanto a necessidade de consolidação de alguns setores como a existência de muitas empresas em processo de transição geracional vão continuar a resultar em oportunidades de aquisição”.
Já Pedro Fugas, responsável pela área de International Tax, refere que “a existência de muitas empresas nacionais com forte experiência em mercados internacionais, associada à rede de acordos para evitar a dupla tributação, tornam Portugal um país interessante para basear plataformas de investimento, nomeadamente quando estão associadas a estratégias de investimento em África e na América Latina”.
A organização deste roadshow conta com a colaboração da China Overseas Investment Network, uma rede interna da EY especializada no apoio às empresas chinesas com interesse em investimento no estrangeiro, e com o apoio dos serviços consulares e da rede da AICEP na China.