A conclusão é do mais recente estudo do Observador Cetelem: 58% dos portugueses já sentiram dificuldades em lidar com as suas contas mensais. O estudo debruça-se sobre a Literacia Financeira dos portugueses e mostra que é nas classes socioeconómicas mais baixas (C2/D) que as dificuldades no pagamento das despesas fixas são maiores, chegando aos 67%.
O estudo publicado esta segunda-feira (28 de março) indica ainda que entre faixas etárias também se registam algumas diferenças, sendo os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, os que mais dificuldades manifestam no pagamento das contas mensais (71%).
“Apesar de serem despesas fixas, e por isso mesmo relativamente previsíveis, as contas do mês continuam a constituir um enorme desafio para muitos portugueses. Isto é preocupante porque quanto maior for o peso das despesas fixas, menor será a capacidade de pagar as contas, suportar uma despesa inesperada ou uma eventual queda de rendimento”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de Marketing da Cetelem.
Os dados revelados este ano mostram também que, face ao ano passado, houve um aumento do peso das despesas mensais fixas no orçamento familiar, o que poderá dificultar o pagamento das contas. Atualmente, cerca de um terço dos portugueses tem mais de 50% de peso das despesas fixas no seu orçamento familiar, quando em 2015 eram apenas 21% nessa situação.