Sustentabilidade

COOKOO junta-se à Too Good To Go contra o desperdício alimentar

Cookoo_DH

O COOKOO – The Kitchen Hub é o mais recente parceiro da Too Good To Go, a aplicação que visa combater o desperdício alimentar através da venda de excedentes. A plataforma de home delivery escoa a comida em excesso que possa surgir dos restaurantes.

O kitchen hub agrega, num só espaço, seis restaurantes virtuais com conceitos gastronómicos distintos: o Rosita, de tacos e burritos; o Tortto, uma trattoria; o Crudo, um fish bar; o ZAO, dedicado ao sushi; o Inocente, de comida saudável e low carb; e o MOM, de comida de conforto.

Apesar de terem secções autónomas, os restaurantes partilham o mesmo espaço e os mesmos ingredientes, por este motivo têm uma reduzida quantidade de excedentes. O ZAO é o único que poderá ter algumas sobras devido às especificidades do sushi. Assim, ao pedir refeições COOKOO na Too Good To Go, os utilizadores da aplicação podem ser surpreendidos com uma Magic Box (uma refeição surpresa) com diversas peças de sushi.

“A sustentabilidade é uma preocupação do COOKOO. Estamos continuamente a trabalhar para termos embalagens cada vez mais sustentáveis e, com as dinâmicas que temos entre os nossos restaurantes, conseguimos ter desperdícios muito baixos, ou mesmo nulos. O sushi, como nos obriga a preparar peças específicas, pode ter alguns excedentes e esta parceria com a Too Good To Go vem dar-lhes uma nova vida”, afirma Pedro Sanches, partner e cofundador do COOKOO, no comunicado enviado à DISTRIBUIÇÃO HOJE.

“É com enorme satisfação que vemos cada vez mais estabelecimentos a aderirem a esta missão. Damos as boas-vindas ao COOKOO, que se junta assim à família Too Good To Go e a um grupo crescente de parceiros que se propõem a ter um papel cada vez mais ativo na luta contra o desperdício alimentar. Um movimento que não pára de crescer e que, graças ao compromisso de todos, estabelecimentos e users, vai certamente conseguir um impacto positivo cada vez mais significativo na luta contra o desperdício alimentar”, diz Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go em Portugal.

A plataforma já conta com mais de 70 estabelecimentos parceiros em Portugal e 31 000 a nível mundial, tendo, desde o seu lançamento, em 2016, evitado o desperdício de mais de 23 milhões de refeições em 13 países europeus.

O COOKOO chegou ao mercado em 2019 para ser um serviço de home delivery simples, satisfazendo diversos gostos e necessidades numa só encomenda: num único pedido, é possível encomendar refeições de vários ou de todos os seis restaurantes, que serão entregues em simultâneo e sem taxa de entrega. A COOKOO também permite pedir refeições para take away, que são posteriormente levantadas no kitchen hub, no Alto dos Moinhos, em Lisboa.