Alan Noodle, reconhecido especialista em retalho, sobretudo no que diz respeito à gestão de Marcas da Distribuição (MDD) marcou presença no VI Congresso da APED, que se realizou a 3 e 4 de maio em Lisboa, e na sua apresentou revelou 10 dicas para fazer crescer e evoluir as marcas dos retalhistas. Conheça-as:
- “Os retalhistas vão continuar a criar um mercado muito interessante com o desenvolvimento de produto das MDD”.
- “O conceito de “niche uniqueness” é igual à inovação. Procurem desenvolver essa inovação em produtos de nicho mas ímpares”.
- “Utilizem a informação que têm dos vossos clientes para desenvolver produtos e lança-los no mercado”.
- “Criem produtos frescos com ingredientes naturais “free from artificial ingredientes” (livres de ingredientes artificiais)”.
- “Existem oportunidades para exportar as vossa MDD para diferentes mercados. Procurem-nas!”.
- “Criem produtos com perfis exóticos. Coloquem na moda novos sabores e novas tendências”.
- “O Co-branding é muito importante para ganhar a confiança do consumidor e envolve-lo com o retalhista”.
- “Há uma enorme oportunidade se trabalharem as vossas MDD nas Redes Sociais e criarem envolvimento com os consumidores”.
- “Criem produtos exclusivos e fantásticos para que os consumidores visitem as vossas lojas de propósito por esses produtos”.
- “Os retalhistas vão ter de investir mais nos seus colaboradores, no desenvolvimento do produto, na qualidade do mesmo e nas ferramentas de marketing. Só assim conseguem vencer o desafio das MDD”.
No final da apresentação, e depois destas dicas, Alan Noodle indicou acreditar que as MDD serão muito importantes para o futuro dos retalhistas. “Os retalhistas continuarão a necessitar de Marcas de Fabricante mas não de todas. As MDD dão vantagens se aplicarem o talento e a estratégia certa no seu desenvolvimento. Se o fizerem bem vão ter sucesso no futuro”.
Leia a entrevista exclusiva a Alan Noodle na edição de maio da sua DISTRIBUIÇÃO HOJE.