Em 2023, o total de compradores através de suportes digitais ascendeu para os 62,1% dos portugueses, comparando com os 60,9% registado em 2022, de acordo com os dados mais recentes do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest.
O universo de portugueses que assume o hábito de fazer compras online continua a aumentar, refere o comunicado.
Através da análise dos dados constata-se também que o segmento etário que registou o maior crescimento no universo de compradores foi o de pessoas entre os 45 e os 54 anos, registando um aumento de 17,5%.
O estudo da Marktest revelou ainda que os escalões de pessoas mais idosas também registaram um crescimento nos hábitos de compra online, embora registando uma percentagem menos significativa.
A frequência com que compram online, por mês, também “está em alta”, tendo demonstrado um incremento de 72% para 74,5% dos compradores a referir que faz compras online uma ou mais vezes por mês, sendo este outro indicador que confirma a crescente tendência de aumento neste comportamento por parte dos consumidores, indica o comunicado.
O Barómetro e-Commerce pretende identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente ao comércio online de produtos e serviços a particulares. Foi realizado através de uma amostra de 6 000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com mais de 15 anos.