A CI&T, empresa de tecnologia da informação e desenvolvimento de software, identificou as quatro principais tendências para o setor de retalho para 2024.
A empresa refere que se tem verificado por toda a Europa e, particularmente em Portugal, uma “conjuntura económica desafiante”, o que “leva a um custo de vida mais elevado e a mais preocupações com os gastos por parte do consumidor”, antecipando que este panorama se prolongue ao longo deste ano.
- Níveis de procura moderados
A empresa antecipa “um crescimento moderado do retalho”, pois acredita que os consumidores “vão continuar a gastar, mas de forma mais estratégica, uma vez que têm de se adaptar a um contexto de inflação mais elevada”.
Ao mesmo tempo, refere também que as ferramentas de previsão e gestão da procura se vão tornar “mais precisas”, muito devido à estabilização dos inventários e à cada vez maior integração da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas.
- Investimento em Inteligência Artificial
De acordo com a empresa, ao longo deste ano, a IA e a IA generativa “vão contribuir para aumentar a eficiência”, especialmente a dos consumidores que vão comprar com um objetivo em mente, mas também a dos colaboradores do setor.
Um dos maiores impactos da IA no retalho será “o avanço das funções de pesquisa”, que permitirá a maximização da eficiência das rotas logísticas e a otimização dos processos de venda nas lojas.
Já a IA generativa tende a “apoiar estratégias de descontos flexíveis e em tempo real”, o que pode tornar as “descrições de produtos mais atrativas”.
No que toca à otimização da eficiência dos colaboradores, a empresa antecipa que a IA generativa “pode ser utilizada em dispositivos portáteis para facilitar o processo de recomendações de produtos quando aconselham os clientes”, assim como pode apoiar na monitorização de padrões de vendas.
- Experiências personalizadas para os consumidores
Ao que retalho online diz respeito, espera-se que os comerciantes comecem a criar experiências mais personalizadas para os seus consumidores.
As recomendações inteligentes e orientadas pela IA podem ter um impacto positivo no que toca ao preço dos produtos.
Já nas lojas físicas e para ajudar nos períodos de maior movimentação, a empresa refere a possibilidade de implementação de “mais tecnologia de processos de pagamento móveis para oferecer um checkout mais rápido”.
- Mais vantagens dos programas de fidelização
De acordo com a empresa, durante este ano, a tendência estará fixada em aumentar ainda mais as vantagens da fidelização, indo além dos preços, e aumentando essas mesmas vantagens em momentos sazonais do ano, de forma a atrair novos clientes.