A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) foi distinguida na Gala ASEDAS 2026, organizada pela Asociación Española de Distribuidores, Autoservicios y Supermercados (ASEDAS), congénere de Espanha.
O prémio, que reconhece a colaboração institucional da APED, foi entregue pela Ministra da Inclusão, Segurança Social e Migrações do Governo de Espanha, Elma Saiz Delgado.
Com o lema “Um trabalho extraordinário”, a cerimónia, realizada em Madrid, teve como objetivo destacar o papel fundamental das empresas do setor da distribuição no apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso contínuo do setor com a responsabilidade social.
Neste contexto, a APED, em parceria com a sua congénere italiana, a Federdistribuzione, foi reconhecida pela estreita e duradoura colaboração com a ASEDAS. A distinção celebrou a visão comum entre as associações, focada na construção de sociedades mais unidas, coesas e solidárias.
O prémio foi recebido pelo diretor-geral da APED, Gonçalo da Gama Lobo Xavier, que reforçou a importância do setor a nível social e económico.
“As empresas associadas da APED têm verdadeiros exemplos de serviço público, mantendo-se próximas das populações mais desfavorecidas, procurando responder às suas necessidades e contribuindo para a coesão social e para o desenvolvimento local do nosso País, sempre em estreita colaboração com entidades do terceiros setor, que estão diariamente junto das comunidades”, sublinhou.

Direitos Reservados
