A Amazon deu na passada semana entrada a um pedido de registo de patente, nos Estados Unidos da América, para um espelho de realidade virtual. De acordo com o gigante de e-commerce, esta tecnologia permitirá obter uma visão de realidade combinada para “entretenimento e outros fins”, incluindo experimentar roupa.
No pedido de registo de patente pode ler-se que as “exibições visuais podem melhorar a experiência dos utilizadores” e que “a realidade combinada pode ser utilizada para proporcionar uma representação visual de coisas como vestuário, sem o utilizador usar efetivamente o item físico”.
A tecnologia criada pela Amazon deverá chamar-se ‘Pepper’s ghost’ e faz uso de uma tecnologia ilusória para sobrepor um objeto virtual sobre outra camada, permitindo que os utilizadores ajustem a iluminação e os ângulos de visualização para obterem uma experiência o mais semelhante possível aquela que teriam no provador de uma loja.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que a Amazon regista uma patente para sistemas de realidade combinada. A empresa de e-commerce fez as primeiras experiências na Amazon Fashion, com os consumidores a utilizar realidade virtual numa experiência de provador em 2017, com a Echo Look, uma câmara mãos livres para tirar fotografias e gravar vídeos através de comandos de voz.