Em que consiste a nova estratégia da marca Prénatal?
A Prénatal desde há muitos anos que é líder neste segmento de mercado, na oferta de produtos e serviços especialmente direcionados para as futuras mães e para os recém-nascidos. Por outro lado, os estudos que realizámos em 2009 revelaram-nos que o nível de notoriedade e de confiança na Prénatal era bastante considerável por parte dos nossos consumidores. Em simultâneo, tomámos consciência de que necessitávamos de renovar a nossa estratégia para estarmos ao lado das mães atuais e futuras. Daí nasceu este projeto, o qual passa pelo alargamento da nossa gama de produtos e serviços e pela sua disponibilização abrangente sob o mesmo teto para que os nossos clientes possam, numa só visita, encontrar tudo aquilo de que necessitam.
A inauguração da megastore no Sintra Retail Park, no passado dia 24 de março, com uma área de 836 m2 oferece um conjunto de produtos e serviços que refletem a nova estratégia da marca.
Quais as grandes novidades nesta fase de rebranding da marca?
Introduzimos quatro categorias novas: a dos brinquedos (que já existia mas de uma forma muito reduzida e que foi muito alargada); a dos livros; a dos artigos de higiene e de alimentação e a introdução de novas marcas, funções e referências dentro da puericultura têxtil e da puericultura ligeira e pesada. Houve um alargamento das gamas e o processo de transição de uma cadeia mono-marca para uma cadeia multi-marca foi o primeiro passo dado na direção deste novo modelo de negócio.
Como se desenvolverá esta nova estratégia nos próximos anos?
É um processo que está a acontecer e neste momento estamos a finalizar o rebranding de toda a cadeia e associado a isso a renovação dos novos layouts e, em alguns casos, as estruturas das lojas.
O nosso objetivo passa por integrar todo este conceito de gama alargada de produtos e serviços em todas as lojas atuais.
Ao longo dos próximos anos vamos apostar no reposicionamento da cobertura da nossa rede nacional. Iremos proceder a algumas correções na direção deste novo modelo de negócio. Mais do que um plano de expansão, vamos assistir a um plano de conversão da nossa rede atual que convergirá, com o tempo, sobre este modelo, quer na introdução de novas lojas com este formato, quer através da remodelação das já existentes.
Este processo passa por reinventar a empresa e prepará-la para o momento atual e sobretudo para o futuro. É um enorme desafio e uma grande satisfação iniciar a implementação deste novo modelo e verificar que a aceitação por parte do mercado tem sido francamente positiva.
Não perca o resto da entrevista na edição em papel.