A Coca-Cola, no Reino Unido, removeu os rótulos de garrafas de PET reciclado da Sprite e Sprite Zero (500 ml) como parte de um teste, que visa simplificar o processo de reciclagem e reduzir o uso de materiais na embalagem, de acordo com a empresa, citada pela European Supermarket Magazine.
Como parte do teste, os rótulos serão substituídos por um logótipo em relevo na frente da embalagem, enquanto as informações nutricionais aparecerão no verso da garrafa, gravadas a laser.
Para Dusan Stojankic, vice-presidente de operações da Coca-Cola no Reino Unido,”os rótulos contêm informações valiosas para os consumidores, mas com o impulso da tecnologia, podemos tentar outras formas de partilhar essas informações, reduzindo a quantidade de materiais que usamos”.
E acrescenta: “ficar sem rótulo pode parecer um pequeno passo, mas é uma das várias maneiras que estamos a estudar para facilitar a reciclagem, minimizar o desperdício e minimizar também o impacto das nossas embalagens no meio ambiente”.
Nos últimos anos, a Coca-Cola tem vindo a introduzir várias mudanças de design nos seus produtos para ajudar a reduzir o desperdício, incluindo passar as garrafas Sprite de verde para plástico transparente, de forma a torná-las mais fáceis de reciclar.
Já Javier Meza, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Europa, afirmou que “o teste que estamos a anunciar é um marco para a indústria. É a primeira vez que estas duas tecnologias são usadas num teste piloto, onde um produto da Coca-Cola aparecerá numa garrafa sem rótulo e vendido em loja”. E acrescenta: “representa uma grande mudança do ponto de vista do marketing”.
A edição limitada estará disponível em 8 lojas da Tesco Express em Brighton, Hove, Bristol, Londres e Manchester entre janeiro e março de 2024.