As exportações de pera rocha deverão atingir um valor total de 100 milhões de euros em 2019, de acordo com as estimativas da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP).
Segundo dados da associação, entre janeiro e novembro de 2017, as exportações de pera rocha chegaram aos 82,4 milhões de euros, um aumento de 19% face a 2016. Com as ações de promoção e comunicação previstas, a ANP espera agora alcançar um valor total de 100 milhões de euros já em 2019, o que corresponde a um crescimento de 21% face ao valor atual das vendas internacionais de pera rocha.
Atualmente, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Marrocos são os principais destinos da pera rocha, com um total de 81% do valor das exportações deste fruto entre janeiro e novembro de 2017. De acordo com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, o mercado alemão também tem vindo a ganhar importância nos últimos anos e, no período em análise, registou um crescimento de 90%, com de 8,2 milhões de euros em exportações.
O Projeto de Promoção Global da Pera Rocha nos Mercados Externos prevê atualmente um investimento global de 430 902 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de ações de promoção e comunicação.