O prazo final para a entrega das candidaturas ao Prémio Intermarché Produção Nacional foi alargado para o próximo dia 24 de junho. A iniciativa anual premeia os produtores e a produção nacional, reconhecendo valores como a sustentabilidade e a inovação.
A edição deste ano irá premiar produtores nacionais nas categorias de Produção Primária, Produtos Transformados, Inovação e Ideias com Potencial. Aos vencedores, o Intermarché irá assegurar o escoamento dos seus produtos durante um ano.
Adicionalmente, fruto de uma parceria com o programa ‘Portugal Sou Eu’, os produtos que cumpram os requisitos técnicos e de inscrição neste programa serão ainda reconhecidos com este selo identitário da produção nacional.
Os vencedores serão escolhidos por um júri constituído por representes do Intermarché, da APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, da FMV – Faculdade de Medicina Veterinária, do ISA – Instituto Superior de Agronomia e da Quercus e serão conhecidos em setembro.
O Prémio Intermarché Produção Nacional integra o programa de incentivo à produção nacional da insígnia – o programa Origens. Lançado em 1999, este programa aposta na sustentabilidade e desenvolvimento económico do país através da aposta na cadeia de distribuição alimentar.
Atualmente, o programa Origens envolve 170 produtores de todo o país, englobando uma área superior a 18 000 hectares de produção.