A Oracle anunciou o lançamento de uma nova oferta de blockchain-as-a-service, com o objectivo de disponibilizar a tecnologia descentralizada de registo de dados por subscrição, isto é, a partir da cloud.
O anúncio da disponibilização do serviço que permite a automatização de processos de negócio através de uma cadeia electrónica imutável foi feito esta segunda-feira. A tecnologia permite por exemplo rastrear bens ao longo da cadeia de abastecimento ou gerir as transacções financeiras dos clientes.
A nova oferta é baseada na plataforma open source Hyperledger Fabric da Linux Foundatin, uma ferramenta colaborativa para construir redes de registos de distribuídas de blockchain como tecnologia de contratos inteligentes (smart contract).
O caso do Arab Jordan Investment Bank
Um dos early adopters, na área financeira, que já tirou partido da solução foi o Arab Jordan Investment Bank. Segundo Ayman Qadoumi, director-geral adjunto para as tecnologias de informação e segurança no banco, a plataforma “ajudou-nos a diminuir a complexidade da transferência electrónica de fundos e os custos inerentes à mesma, aumentou os níveis de eficiência e segurança, e melhorou globalmente a experiência do cliente.
O responsável acrescentou que “as funcionalidades que tem incorporadas, tais como a gestão de identidades e a cifragem dos dados, transformam-na numa opção ideal, sobretudo tendo em atenção as exigências de conformidade do nosso sector”.
Ayman Qadoumi acrescentou ainda que “o desenvolvimento orientado a API REST ajuda-nos quer a nós, quer aos nossos fornecedores, a acelerar o desenvolvimento e a integração com os nossos serviços actuais.”