A Lenovo anunciou uma parceria com a PayPal, a Intel e a Synaptics para introduzir novos mecanismos de segurança nas transações feitas a partir dos seus equipamentos. A fabricante quer trocar as passwords tradicionais por soluções mais seguras de autenticação, como as impressões digitais, quando os utilizadores fazem compras a partir do portátil.
Lenovo e PayPal são membros fundadores de um consórcio lançado em 2012 para fomentar a utilização de soluções biométricas de autenticação em dispositivos eletrónicos, conhecido por FIDO Alliance. FIDO é o nome do protocolo aberto que as empresas apoiam como alternativa às tradicionais passwords e conta com o suporte de outros gigantes da indústria, como a Microsoft, a Google ou a Samsung.
A parceria vai trazer a tecnologia para os dispositivos feitos pela Lenovo, graças também à colaboração da Intel, que assegura as parametrizações de segurança necessárias ao nível do hardware e da Synaptics, fabricante de soluções de autenticação biométricas. Vai permitir que o utilizador use a sua impressão digital para se autenticar em serviços como o PayPal e outras plataformas de pagamentos com suporte para o FIDO.
Não foi ainda avançada uma data para o lançamento da nova tecnologia no portefólio da Lenovo, mas há quem antecipe que será uma das novidades da marca na CES 2017, a primeira grande feira de tecnologia do ano, que se realiza no mês de janeiro em Las Vegas.