Quantcast
Pagamentos

Cartões bancários de uso único ganham terreno entre os viajantes portugueses

Cartões bancários de uso único ganham terreno entre os viajantes portugueses iStock

De acordo com um estudo da Adyen e da OpinionWay, 82% dos inquiridos acredita que os cartões bancários de utilização única garantem a sua segurança, protegendo-os de fraudes online, durante as férias.

A análise também concluiu que a maioria (66%) dos inquiridos portugueses prefere utilizar meios de pagamento como transferências instantâneas quando reservam férias e 93% não gosta de pagar comissões bancárias por transações no estrangeiro.

 

Já quando se trata de planear as férias, a grande maioria dos portugueses (92%) prefere recorrer a plataformas conhecidas para fazer reservas e pagamentos. Ainda assim, o planeamento de última hora continua a atrair muitos viajantes: quatro em cada 10 portugueses optam por deixar a organização das férias para mais tarde.

A grande maioria dos inquiridos (93%) revelou não gostar de pagar comissões bancárias no estrangeiro, um fator que, para muitos, é mesmo motivo de ansiedade durante as viagens.

 

Neste cenário, mais de metade dos inquiridos (54%) revelou preferir pagar em numerário quando está no estrangeiro, em vez de utilizar o cartão bancário. Esta preferência reflete um certo receio, já que 42% admitiu sentir-se desconfortável ao usar o cartão da conta-corrente para despesas de viagem, sendo a alternativa escolhida o uso de cartões de utilização única.

De acordo com a análise, os encargos bancários não são o único desafio enfrentado pelos viajantes. De facto, 21% dos portugueses admitiram já terem tido todos os seus meios de pagamento bloqueados durante uma viagem. Para contornar estas situações, estão a surgir novas soluções no setor dos pagamentos, com quase dois terços dos inquiridos (66%) a recorrer a transferências imediatas como forma de evitar os constrangimentos associados à ultrapassagem dos limites de pagamento.

 

Assim, os neobancos, que permitiram a introdução de novos serviços bancários, estão a conquistar a confiança dos consumidores portugueses, avança o estudo, com mais de um terço (39%) dos inquiridos a referir preferir estas soluções aos bancos tradicionais quando viaja.

“Com 21% dos viajantes portugueses a sofrer bloqueios de pagamentos e muitos a sentirem-se desconfortáveis com a utilização dos seus cartões bancários no estrangeiro, a ascensão dos neobancos e da utilização das transferências instantâneas está a remodelar a forma como gerimos o dinheiro em viagem”, explicou Juan José Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha & Portugal.

 

E continua: “os consumidores procuram fiabilidade e flexibilidade, e os novos intervenientes no setor dos pagamentos estão a dar resposta a essas necessidades”.

O estudo, que visou conhecer melhor os hábitos dos portugueses no que diz respeito às escolhas de pagamento durante as férias, apontou para mudanças, tanto no momento de reservar férias como nas transações realizadas no estrangeiro, evidenciando uma clara preferência por meios mais seguros e isentos de comissões.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever