A cadeia de supermercados Mercadona eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as lojas. Agora, a empresa oferece aos clientes sacos compostáveis feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico, revela em comunicado.
Além disso, a empresa disponibiliza caixotes para a deposição seletiva dos resíduos em todas as secções da loja.
“O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano”, anuncia. A Estratégia 6.25 tem os objetivos de, até 2025, reduzir 25% do plástico das embalagens, ter todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. A empresa prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para a concretização de todas as ações que integram esta estratégia.
Mercadona cria equipa para mudanças a implementar
A empresa possui uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, que é composta por trabalhadores dos diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Finanças, Recursos Humanos, Relações Externas e Obras.
Nos últimos quatro meses, a Mercadona adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021. Em Portugal já existe em Matosinhos (Porto).