A Mercadona já investiu este ano 40 milhões de euros para avançar com a Estratégia 6.25 e anunciou que, até 2025, investirá mais 100 milhões de euros, depois de, em 2019, ter reforçado o seu compromisso com um investimento de 44 milhões de euros em medidas de proteção ambiental.
Depois de abrir a primeira loja-piloto em Valência, foi agora a vez de implementar a Loja 6.25 em Portugal, loja essa que abriu ao público no dia 21 de outubro em Matosinhos (Porto). Esta loja pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, sendo possível ouvir os comentários dos clientes no terreno. Este novo projeto implementou processos que permitem percecionar correções necessárias a implementar em toda a cadeia.
Logística sustentável, eficiência energética, gestão responsável de resíduos, produção sustentável e redução do plástico, são medidas que serão realizadas para atingir o triplo objetivo nos próximos cinco anos: reduzir 25% do plástico; tornar todas as embalagens de plástico recicláveis; e reciclar todos os seus resíduos de plástico.
Recorde-se que são seis as ações que materializam a Estratégia 6.25 da Mercadona:
- Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até ao final de 2020);
- Eliminar os descartáveis de plástico de uso único (até ao final de 2020);
- Diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025);
- Promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis;
- Reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas;
- Formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.