Quantcast
Sustentabilidade

Estratégia 6.25 da Mercadona reflete “um esforço concreto e muito positivo”

A Mercadona e a Associação Smart Waste Portugal (ASWP) reuniram alguns dos seus representantes para uma visita institucional à loja de Matosinhos, local onde se encontra implementada a “Estratégia 6.25” da empresa para reduzir a utilização de plástico.

Nos últimos dois meses, 72 lojas da Mercadona foram adaptadas de acordo com a “Estratégia 6.25”, pelo que “já é possível observar avanços”, lê-se em comunicado.

Durante a visita realizada, os responsáveis puderam comprovar a implementação desta estratégia. De acordo com Pedro Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos, a implementação da “Estratégia 6.25” nas lojas Mercadona em Portugal reflete “um esforço concreto e muito positivo […], sendo um excelente exemplo de como o setor retalho pode contribuir, de forma ativa e concreta, para promover uma economia circular para os plásticos em Portugal, garantindo que estes nunca se convertem em resíduos ou poluição”.

“Os primeiros passos na implementação desta estratégia já evidenciam um impacto significativo nesta transição, e iremos acompanhar com muito interesse a evolução desta Estratégia 6.25 nos próximos anos”, acrescenta o responsável.

Plácido Albuquerque refere que a loja de Matosinhos “é o local onde estão aplicadas e materializadas todas as ações definidas nesta estratégia”. De acordo com o diretor de Economia Circular da Mercadona, todos os colaboradores e fornecedores “partilham desta visão, pelo que estamos seguros de que a estratégia que temos definida para a empresa culminará no que todos almejamos”, afirma.

Em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo também feito a adesão ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.