Retalho

Auchan passa a utilizar tecnologia blockchain nos produtos alimentares em Portugal

blockchain_auchan

A Auchan Retail Portugal colocou à venda, em todas as lojas do grupo, os primeiros produtos alimentares em Portugal com recurso à tecnologia blockchain, nomeadamente a alface, o melão e a melancia.

Esta iniciativa, pioneira no setor da grande distribuição a nível nacional, permite aceder a todo o percurso de vida de um produto, desde a terra até ao prato do consumidor, representando, assim, um benefício em matéria de transparência e segurança alimentar.

As alfaces, os melões e as melancias ‘Vida Auchan’ foram os produtos escolhidos para introduzir esta tecnologia que, através de um código QR colocado na etiqueta do produto, dá a possibilidade ao consumidor ficar a conhecer, de forma rápida e intuitiva, todas as etapas de vida do alimento, desde o seu processo de produção, manipulação, transformação, embalagem e expedição.

“A tecnologia blockchain, também conhecida como “protocolo de confiança” por permitir registar dados em rede de uma forma segura, tem a vantagem de mobilizar todos os atores da cadeia de valor numa mesma plataforma. Além disso, aporta grande valor em matéria de segurança alimentar, já que, no final da cadeia, o consumidor passa a poder aceder, de uma forma completamente transparente, a todo o percurso do alimento que se prepara para consumir”, sublinha José Cordeiro, responsável Produtos, Fornecedores e Fileiras da Auchan Retail Portugal.

Esta iniciativa surge ainda em linha com a militância da Auchan pelo LOCAL, no apoio e valorização da produção local e nacional, e pelo SÃO, na transparência e segurança dos produtos de comercializa. As parcerias estabelecidas com produtores locais e nacionais têm permitido à marca oferecer produtos de qualidade, saudáveis, com boa rastreabilidade e que respeitam o ambiente, o bem-estar animal e a biodiversidade. A Auchan tem atualmente uma produção controlada com centenas de referências de produtos de marca própria, 91% provenientes de fornecedores portugueses, assente numa política de responsabilidade social que apoia a comunidade e os pequenos produtores.

Depois da alface, melão e melancia a tecnologia blockchain deverá ser aplicada em breve a outros produtos da fileira de Produção Controlada, traçando a Auchan Retail Portugal como objetivo chegar ao final de 2022 com toda a fileira integrada nesta nova tecnologia.