Quantcast
Economia

16% das compras eletrónicas em janeiro foram online

compras online

Os novos dados do SIBS Analytics revelam que, em janeiro, 16% do total de compras eletrónicas foram online. O número de transações no e-commerce continua crescendo face ao período homólogo, em contraciclo com a tendência geral de quebra de consumo, revela a SIBS Analytics, em comunicado. Em janeiro registou-se um incremento de 37% das compras online, face ao mesmo período do ano passado.

Numa perspetiva global, e comparativamente com o ano anterior, registou-se um decréscimo de 22% nas compras físicas na Rede MULTIBANCO em janeiro face ao mesmo mês de 2020. Na análise por quinzena, no pré e atual confinamento, verifica-se que a quebra é ainda mais acentuada nos últimos 15 dias, com as compras físicas a caírem 34%, em linha com o registado no primeiro confinamento de março a maio.

Na análise geográfica, verifica-se que todas as regiões do País, sem exceção, registaram quebras significativas no consumo em loja. A Região de Lisboa e Vale do Tejo foi a zona onde a retração no consumo mais se acentuou, tendo atingido os -30% no último mês de janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o Arquipélago dos Açores, com medidas menos restritivas, foi a região onde se verificou uma evolução menos negativa, tendo-se registado uma redução de 5% face ao mesmo período do ano anterior.

Para além destes dados, o MB WAY cresceu 269% nas compras online e 234% nas compras em loja, em relação a janeiro de 2020.