A cerimónia contou com a presença de José Pedro Aguiar-Branco, Ministro da Defesa Nacional, Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, José Madeira Serôdio, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), José Archer, Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, e António Carrapatoso, Presidente da Fundação Vodafone Portugal.
O programa Praia Saudável abrange 155 zonas balneares de Portugal Continental e Regiões Autónomas e tem como objetivo contribuir para o aumento da segurança e da qualidade do ambiente nas praias, assim como das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. O programa está em vigor desde 2005 e a renovação assenta no balanço extremamente positivo registado desde o seu início.
Na vertente de Acessibilidade foram melhoradas as condições de movimentação de pessoas com mobilidade condicionada nas zonas balneares, através da disponibilização de passadeiras especiais e de cadeiras de rodas anfíbias nas praias. No âmbito do programa, a Fundação Vodafone Portugal doou mais de 100 cadeias anfíbias e mais de 125 passadeiras.
No plano da Gestão Ambiental, o principal foco é a proteção das zonas balneares, não apenas através da participação no Programa Nacional de Vigilância promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, mas também pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactos ambientais negativos, como os cinzeiros doados pela Fundação Vodafone.