Precisa de ideias para inovar no serviço que presta aos seus clientes? A Forbes publicou recentemente um artigo em que revela como algumas das maiores empresas do mundo estão a inovar no serviço ao cliente com ferramentas que estão ao alcance de todos.
Os vídeos são a ‘galinha dos ovos de ouro’ de muitos setores, mas uma ferramenta pouco explorada pelas empresas de customer service. De acordo com a Forbes, se quer surpreender os seus clientes, uma boa forma pode ser a criação de vídeos demonstrativos sobre como resolver questões que, habitualmente, são abordadas através dos serviços de atendimento ao cliente.
Este tipo de solução pode ser particularmente interessante no customer service de empresas tecnológicas, nomeadamente, através de tutoriais. Assim, em vez de responder a questões através de chat ou telefone, crie pequenos vídeos informativos que expliquem ao cliente como se pode ajudar a si próprio.
A publicação sugere ainda que as empresas que fazem da inovação no serviço ao cliente uma das suas missões, são aquelas que melhores resultados obtêm, nomeadamente na fidelização. A cadeia de hotéis Ritz-Carlton é um dos exemplos. A empresa encoraja todos os seus funcionários a resolverem qualquer tipo de problema aos seus hóspedes sem permissão prévia mesmo que custe mais de 2000 dólares fazê-lo.
Por outro lado, na Zappos, plataforma de e-commerce norte-americana, os agentes dos contact centers são premiados por responderem a qualquer questão, mesmo que não tenha nada a ver com o negócio da empresa.