Quantcast
Economia

Snacks e bebidas: Consumo fora de casa aumenta 27% mas continua aquém

O consumo fora de casa (OOH) de snacks e bebidas não alcoólicas aumentou 27% no primeiro trimestre deste ano, levando a um aumento em 8% do valor combinado do consumo dentro e fora de casa. Apesar disso, a Kantar, promotora do estudo, nota que “o valor proveniente do OOH ainda tem um caminho a percorrer, até serem restaurados os níveis pré-pandémicos”.

O estudo identificou que os compradores estão a manter os hábitos que criaram durante a pandemia, incorporando ocasiões OOH de volta às suas rotinas, sem perder os novos momentos de snacks e bebidas em casa. “Será interessante ver as outras formas pelas quais a covid-19 fez a diferença nos hábitos de consumo”, aponta a consultora.

 

No caso do Reino Unido, onde o valor cresceu anualmente 94%, verifica-se que quase metade desse crescimento veio de um aumento das ocasiões e um quinto das pessoas a comprarem mais unidades por cada ocasião. “Os aumentos de preços não estão a desencorajar as pessoas a visitarem os estabelecimentos OOH para consumir bebidas e snacks”, nota a Kantar.

O impacto da inflação está sim a afetar as compras para o lar, que resultou numa queda no valor no primeiro trimestre de 2022 no Reino Unido.

 

“Os consumidores estão a fazer downtrading; visitando canais ou lojas mais baratas ou escolhendo marcas mais baratas para gerir os seus orçamentos cada vez menores. Em geral, a recuperação dos gastos em OOH para níveis pré-pandemia estará dependente do canal Horeca, especialmente na Europa, onde esses canais são fundamentais”, informa a empresa de insights.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever