Quantcast
Logitrans

Logitrans 2014: Logística colaborativa -“O mais difícil são os primeiros passos”

Cadeia de abastecimento como motor de crescimento em destaque no Logitrans 2014

Muito mudou na área da logística nos últimos tempos. “Há 20 anos era impensável um camião transportar uma palete Pescanova e outra Iglo”, declarou José Miranda, director supply chain & custome service da Staples Portugal e um dos convidados da mesa redonda ‘Logística colaborativa: a otimização da gestão de riscos como fator de equilíbrio da cadeia de valor’, que decorreu, hoje, durante a 11ª edição do Logitrans. 

No entanto, atualmente, a logística colaborativa é cada vez mais uma realidade no âmbito da eficiência nos processos e controlo de custos, sendo a Indústria Automóvel um dos exemplos onde este espírito colaborativo tem dado frutos. Sílvia Franco, supply chain manager da Frauenthal Automotive, indicou que “as parcerias são fundamentais”, daí que tem havido “uma procura de sinergias com os concorrentes”.

Porém, este espírito colaborativo, “é essencial não só na logística, como em toda a empresa”, avançou, Gonçalo Cordeiro, supply chain director da L’Oreal Portugal, acrescentando que “apesar de a logística não ser o core business da nossa empresa, é uma peça fundamental no negócio e nas margens”.

Por fim, quando questionados por Filipe Gil, chief in editor da Logística &Transportes Hoje e moderador da mesa, sobre como pensam que a logística colaborativa vai evoluir, Silvia Franco declarou que “o mais difícil são os primeiros passos, ou seja, o ultrapassar de tabus decorrentes de se trabalhar com os concorrentes”, por isso acredita que no futuro “será mais fácil e transparente trabalhar desta forma”.

Já José Miranda destacou que “só nos podemos diferenciar pelo serviço”; deste modo, defende que tem de “haver partilha e colaboração”.

Por fim, Gonçalo Cordeiro acredita que o peso da área das operações (onde se inclui a supply chain) “vai-se intensificar nos próximos anos”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever