Quantcast
Logística

Logística europeia é dos segmentos imobiliários mais protegidos dos impactos energéticos

Logística europeia é dos segmentos imobiliários mais protegidos dos impactos energéticos

Os escritórios e logística europeus são os dois segmentos imobiliários comerciais mais protegidos dos impactos energéticos, revelam os últimos estudos da Savills.

Segundo explicado pela consultora imobiliária, os custos de energia refletem entre 2 e 4% das despesas totais dos tenants nos dois setores. Os colaboradores das empresas são responsáveis por mais de 50% dos custos totais dos tenants de escritórios. Já as despesas combinadas de transporte e pessoas representam mais de 75% dos custos totais para os ocupantes de espaços de armazém.

 

O relatório aponta ainda que os retalhistas consomem maiores quantidades de energia e nem sempre conseguem transmitir esses mesmos custos aos clientes. Dessa maneira, a consultora recomenda baixar a temperatura nas lojas, apagar as luzes fora do horário de funcionamento e/ou fechar as portas. Uma pesquisa da Universidade de Cambridge mostra que fechar as portas das lojas no inverno reduz a utilização de energia e as emissões de carbono em até 50%.

“O setor imobiliário está significativamente exposto ao impacto da crise energética e enfrenta múltiplos desafios num futuro próximo para garantir energia fiável, acessível e ‘limpa e verde’. Tanto os proprietários como os tenants deverão enfrentar estes desafios em conjunto, investindo em intervenções energeticamente eficientes, promovendo melhorias tanto nos materiais dos edifícios como nos sistemas que consomem energia para, desta forma, reduzir os consumos e os custos a longo prazo”, considera Dan Jestico, diretor da Savills Earth.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever