A Oxbotica e a Goggo Network anunciaram durante os últimos dias uma parceria para acelerar a mobilidade logística autónoma na Europa, sendo que os dois especialistas em veículos autónomos estão a unir forças para desenvolver tecnologia de middle e last-mile.
Segundo o explicado, a primeira etapa desta colaboração traduzir-se-á na disponibilização, à Goggo Network, do software da Oxbotica, permitindo à empresa de entregas testar, no terreno, a tecnologia em funcionamento.
Segundo o explicado, isto permitirá à Goggo ‘lançar nas ruas’ a sua rede de veículos elétricos, facilitando, até cargas de 1500 kg, a possibilidade de fazer entregas autónomas na última milha, com parceiros como Carrefour, DIA ou Telepizza.
De referir que a Goggo Network permite já a entrega autónoma ao consumidor com pequenos robots, sendo que o que se pretende agora é aumentar o volume da entrega passando a fazer, por exemplo, a entrega de um fornecedor a um distribuidor ou retalhista. Numa primeira fase, a operação começará com um condutor de segurança, sendo que à medida que for sendo aprovada legislação a ideia é que o sistema se torne completamente autónomo.
“A nossa parceria com a Oxbotica gira em torno de um compromisso compartilhado de aproveitar os benefícios da mobilidade autónoma hoje”, afirmou Yasmine Fage, cofundadora e diretora de operações da Goggo. “A nossa colaboração permitirá que a Goggo forneça uma experiência incomparável para entregas autónomas de meia e última milha em toda a Europa. Ficamos impressionados com o sistema de autonomia da Oxbotica e o seu excelente padrão de segurança, e estamos entusiasmados em ver como essa colaboração pode ter um impacto positivo no setor de logística, ajudando alguns dos desafios críticos que enfrenta hoje.”
Segundo o explicado pela publicação Smart Cities World, o software de condução autónoma da Oxbotica é capaz de “conduzir dentro e fora da estrada, em várias condições climáticas, com pouca luz e escuridão”, tendo também a capacidade “de se adaptar a qualquer local (por exemplo, estradas locais ou rotas locais)”.
 O sistema “usa inteligência artificial avançada (IA) para detetar e prever com precisão as mudanças no ambiente em que o veículo se encontra, enquanto aprende com as viagens anteriores, o que é fundamental para melhorar continuamente a segurança e a eficiência da tecnologia”.
“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Goggo para permitir que as empresas na Europa implementem a tecnologia de veículos autónomos mais cedo para operações mais seguras e eficientes”, referiu Gavin Jackson, CEO da Oxbotica.
Programa Roobost da ID Logistics quer impulsionar robotização dos seus armazéns