Quantcast
Logística

Industrial e Logística: Desafios e oportunidades discutidos em conferência

Supply Chain e Logística: As seis tendências para 2023 D.R.

Realizou-se no passado dia 7 de novembro, em Lisboa, a conferência Industrial and Logistic Transformation Portugal: the next stage, promovida pela CBRE, a GSE e a sociedade de advogados PLMJ. O evento reuniu especialistas para debater o futuro do setor industrial e logístico em Portugal, abordando tendências de mercado, regulamentação legal e desafios de infraestrutura.

Nuno Torcato, responsável pela área Industrial e Logística da CBRE Portugal, destacou o crescimento significativo do setor. Em 2024, o nível de take-up na área atingiu 443.000 m², um aumento de 31% face aos 337.000 m² de 2023. O especialista apontou ainda os valores médios de renda logística: 5,30€/m² em Lisboa e 5,40€/m² no Porto, impulsionados pela escassez de oferta. A disponibilidade de espaços reflete essa limitação, com Lisboa a apresentar uma taxa de 2,68% e o Porto com menos de 1%, valores bem abaixo de mercados como Madrid (11%) e Barcelona (5%). Dados do European Investors Intentions Survey 2024 da CBRE revelam que 34% dos investidores imobiliários europeus consideram o setor logístico uma prioridade estratégica.

 

Andreia Mousinho, Sócia Coordenadora de Urbanismo na PLMJ, chamou a atenção para a obsolescência do parque industrial e logístico português e para os entraves legais à modernização e introdução de novas soluções, como os espaços de self storage. A advogada explicou as mudanças trazidas pelo decreto-lei 10/2024, conhecido como “Simplex”, que promete simplificar os processos de reclassificação de solos para atividades económicas, além de introduzir alterações na regulamentação urbanística e ambiental aplicáveis ao setor.

Já Tiago Martins Leite, Pre-Development Director da GSE, reforçou que o mercado logístico português está em transformação. Apesar das dificuldades legais e da obsolescência das infraestruturas, o interesse dos investidores continua elevado, com foco em projetos diferenciadores e sustentáveis. Durante o evento, Guilherme Schweder, da GSE, apresentou exemplos internacionais de armazéns multinível, uma solução ainda inexistente em Portugal, mas com potencial para ser implementada a médio e longo prazo.

 

O encontro evidenciou que, apesar dos desafios estruturais e legais, o setor industrial e logístico em Portugal está a atrair crescente atenção dos investidores, com oportunidades claras para inovação e modernização.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever