Quantcast
Segurança

Ford testa sistema inteligente de alertas ao condutor

Directional Audio Alerts

A Ford está a testar uma tecnologia inteligente de alertas ao condutor, que seja capaz de transmitir, com clareza, a localização de outros utentes da estrada ou peões através da emissão de um aviso sonoro adaptado à situação e reproduzida através do altifalante do habitáculo.

Em comunicado, a empresa explica também que, em vez de uma única fonte sonora de alertas, os testes incluem a utilização de sons intuitivos, tais como passos, campainhas de bicicleta e ruídos de viaturas em andamento.

 

Os testes iniciais revelaram que os condutores que utilizavam a tecnologia Alerta de Áudio Direcionado (Directional Audio Alert) foram significativamente mais exatos na identificação de potenciais perigos e sua respetiva posição. Especificamente identificaram 74% das vezes corretamente a natureza e a fonte do perigo.

Mesmo reproduzindo-se apenas um som normal através do altifalante apropriado o condutor conseguiu identificar corretamente a localização do objeto, em 70 por cento dos casos.

 

“Os sons de aviso utilizados atualmente já são eficazes na informação aos condutores acerca de situação em que devem tomar mais cuidado e estar vigilantes. A tecnologia do futuro poderia alertar-nos tanto para o perigo como para a sua origem”, declarou o engenheiro de software SYNC, Enterprise Connectivity, Ford Europa, Oliver Kirstein.

No futuro, os engenheiros acreditam que estes resultados poderão ser ainda melhorados através da utilização de som espacial 3D, semelhante ao utilizado em cinemas e jogos eletrónicos, para melhor permitir aos condutores identificar a fonte do perigo.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever