Quantcast
Produção

Estudo Tracking Hortofrutícolas: Frescura e condições comerciais são centrais para retalhistas

A GS1 Portugal apresentou a 1ª edição do estudo Tracking Hortofrutícolas, que analisa as categorias de frutas e legumes frescos em Portugal. O estudo destaca a importância do grau de frescura dos produtos, a qualidade e confiança do que é vendido, e as condições comerciais competitivas como fatores essenciais para os retalhistas. As principais tendências identificadas incluem as exigências do consumidor, os desafios da cadeia de abastecimento e a sustentabilidade.

O evento de apresentação, realizado no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), contou com a presença de José Reis, Presidente do Conselho de Administração do MARL, e João de Castro Guimarães, diretor da GS1 Portugal, que enfatizaram a relevância dos resultados para aumentar a eficiência das micro e pequenas empresas do setor. Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, destacou a ambição de Portugal em crescer nas exportações agrícolas, com o objetivo de atingir três mil milhões de euros até 2030.

O estudo, dividido em duas partes (nível de serviço logístico e relação comercial), envolveu quatro retalhistas e 18 fornecedores. O ‘cumprimento da vida útil/grau de frescura dos produtos’ foi identificado como a questão mais importante, mas também a que obteve a avaliação média mais baixa, indicando espaço para melhorias. A ‘garantia da rastreabilidade e transparência desde a origem’ foi considerada crucial para a segurança alimentar e a confiança do consumidor.

Na relação comercial, a ‘qualidade e confiança dos produtos vendidos’ e as ‘condições comerciais competitivas’ foram as questões mais relevantes, com a qualidade dos produtos sendo um ponto forte dos fornecedores. No entanto, as condições comerciais competitivas receberam a avaliação média mais baixa, sugerindo oportunidades de melhoria.

O estudo também identificou três macrotendências: exigências do consumidor, desafios da cadeia de abastecimento e sustentabilidade. A capacidade de resposta às preferências dos consumidores e a adaptação às alterações climáticas foram destacadas como fundamentais para o sucesso no setor.

O painel de encerramento reuniu retalhistas e produtores para debater a eficiência do setor, com participantes como a MC Sonae, Auchan, Frutas Patrícia Pilar e DARLIC. Os participantes concordaram que o estudo é uma ferramenta valiosa para identificar áreas de melhoria e promover relações mais colaborativas e transparentes.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever