A Tesco estará, segundo noticia a imprensa internacional, a testar a mudança do código de barras para QR Codes. A retalhistas estará já em alguns produtos.
De acordo com o explicado, os testes estão a desenrolar-se com códigos de 12 produtos de carne e produtos frescos de marca própria, que atualmente direcionam os compradores para uma listagem online.
A tecnologia, que ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, em breve estará disponível para digitalização tanto no caixa quanto nos dispositivos móveis dos consumidores, substituindo a necessidade dos códigos de barras tradicionais permitindo ao mesmo tempo fornecer informações adicionais sobre o produto.
A Tesco está, para fazer este teste, a trabalhar com 10 fornecedores e está a testar a nova embalagem em “cerca de 20%” do seu parque de lojas no sul da Inglaterra, confirmou a diretora de desenvolvimento e mudança logística, Isabela De Pedro, ao Retail Gazette.
“A nossa intenção é garantir que os clientes entendam melhor o produto. A embalagem tem um limite e há tantos aspetos regulatórios que precisamos colocar lá, que estamos a dar prioridade a estes testes”, explicou Isabela de Pedro, acrescentando que “o QR abre a porta para fazer todas essas coisas… para falar sobre origem, nutrição, saúde, alternativas, produtos de origem local”.
A Tesco, diga-se, tem vindo a fazer alguns testes no que diz respeito à rotulagem, tendo inclusivamente testado impressão a laser me abacates, para reduzir o desperdício de materiais utilizados.
  Sprite fica ‘sem rótulo’ para testar simplificação da reciclagem