A DB Schenker anunciou durante os últimos dias ter dado mais um passo significativo no seu plano para baixar a pegada carbónica da sua atividade ao pôr em funcionamento o primeiro trailer com semi-reboque movido a hidrogénio.
De acordo com o explicado, este veículo encontra-se já em operação entre Alemanha e Bélgica, sendo o seu fabricante a Hyzon. Utilizado pela sucursal da empresa de logística em Colónia, este camião faz a ligação com Eupen, na Bélgica.
De acordo com nota enviada às redações, a DB Schenker, ao operar esta rota, torna-se assim o primeiro fornecedor de serviços logísticos na Alemanha a operar um veículo elétrico de 40 toneladas movido a fuel cell (FCEV).
Cyrille Bonjean, Vice-Presidente Executivo dos Transportes Terrestres da DB Schenker na Europa, refere que “colocar em funcionamento o primeiro veículo de 40 toneladas movido a hidrogénio no tráfego transfronteiriço entre a Alemanha e a Bélgica é um marco muito importante no âmbito dos nossos objetivos de sustentabilidade a longo prazo. Demonstra que estamos a operar na vanguarda da tecnologia e é um bom exemplo da importância de cooperar com empresas inovadoras e de elevado desempenho relativamente a mobilidade verde”.
Por sua vez, Ralf Többe, Vice-Presidente Executivo de Transportes Terrestres da DB Schenker para a Alemanha e Suíça, garante que: “A área metropolitana de Colónia é a mais adequada para a implantação do nosso primeiro trailer de semi-reboque movido a hidrogénio na Alemanha, especialmente graças à infraestrutura de reabastecimento bem desenvolvida nesta região. Está ainda previsto o desenvolvimento de outros FCEV”.
Hidrogénio como parte da estratégia de descarbonização
O semi-reboque da Hyzon de última geração com tecnologia fuel cell cumpre os melhores pré-requisitos para um funcionamento eficiente na rota selecionada. Tem um alcance de cerca de 400 quilómetros e tem uma carga útil máxima superior à dos camiões 100% movidos a eletricidade. Outra grande vantagem da tecnologia do hidrogénio no uso diário é o processo de reabastecimento, que demora cerca de 15 minutos.