Quantcast
Logística

Volatilidade no preço dos contentores na China volta a preocupar

iStock

Segundo é noticiado pelo site espanhol Logistica, o preço dos contentores na China está novamente a preocupar os operadores logísticos, sobretudo porque os valores pedidos aos clientes têm oscilado de forma bastante abrupta e significativa.

De acordo com esta publicação, que ouviu Christian Roeloffs, cofundador e conselheiro delegado do Container xChange, os valores têm mudado, algumas vezes, em menos de 48 horas, tirando alguma previsibilidade em termos de envio de mercadorias.

 

“As taxas mudam rapidamente. Os comerciantes na China estão a testemunhar uma volatilidade significativa, com novos preços de contentores a surgir a cada 48 horas, refletindo a sensibilidade do mercado às tensões e incertezas geopolíticas”, afirma Roeloffs.

Para se ter uma ideia, um contentor de 40 pés aumentou de preço de 2200 dólares para 2300 em abril, mas atualmente o seu valor está nos 2500 a 2700 dólares. Por esta razão, alguns vendedores estarão a reter as suas mercadorias, esperando que estes valores possam baixar.

 

“Apesar dos recentes aumentos de preços, vemos um mercado que ainda não está totalmente tenso. Ainda há contentores disponíveis, os armazéns não funcionam a plena capacidade e, embora os preços estejam a subir, não o fazem ao ritmo rápido que vimos durante o período de retenção da procura pós-Covid”, afirma Roeloffs.

Ao mesmo tempo, os armazéns nos Estados Unidos e na Europa estão a registar taxas de ocupação elevadas. Obviamente, com maior procura, as taxas de aluguer do espaço estão também a subir, pelo que é mais um fator a encarecer o transporte dos bens transacionados.

 

Quais os cenários para a crise do transporte marítimo de mercadorias no Mar Vermelho?

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever