As vendas do Carrefour registaram um crescimento de 1,6% em 2017 num base comparável. Esta evolução representa um abrandamento em relação ao crescimento de 3% reportado no ano de 2016.
Os números revelados pelo retalhista mostram que em 2017, as vendas atingiram um total de 88,2 mil milhões de euros, 40,1 mil milhões dos quais dizem respeito ao mercado francês, que registou um crescimento de 0,8% numa base comparável. As operações internacionais do Carrefour foram responsáveis por vendas no valor de 48,1 mil milhões de euros, um crescimento de 2,2%.
De acordo com o Carrefour, este abrandamento no crescimento das vendas justifica-se com a quebra nas vendas de produtos alimentares, sobretudo no segundo semestre do ano.
Para o ano de 2018, a empresa está a planear uma transformação total do negócio. Uma das primeiras medidas foi anunciada na semana passada, com a compra de uma participação de 17% da Showroomprive à Conforama por 79 milhões de euros.
Alexandre Bompard, CEO do Carrefour, sublinha que “esta parceria é um novo passo na aceleração da nossa estratégia digital, numa abordagem omnicanal. Também permitirá ao Carrefour entrar no mercado das vendas privadas online e fortalecer a sua oferta. Estou convicto da qualidade da gestão da Showroomprive e do forte potencial resultante da cooperação operacional entre os dois grupos”.