A MasterCard divulgou ainda outras conclusões do “Comportamento Financeiro dos Particulares em Portugal” que analisa os hábitos de uso de débito e crédito entre os consumidores, como por exemplo o fato de existir uma forte adesão dos portugueses aos pagamentos eletrónicos suportado por um aumento contínuo da penetração de cartões de débito desde 2008.
Paulo Raposo, Country Manager para Portugal da MasterCard Europe, referiu: “Os dados do estudo revelam uma tendência sustentada para reduzir o uso do dinheiro vivo em favor dos pagamentos eletrónicos. Os consumidores portugueses são utilizadores ativos dos pagamentos eletrónicos, e isso é especialmente visível este ano, onde registámos valores de utilização acima dos 95% em todos os segmentos da população. Não só existem mais cartões de débito, mas as pessoas usam-nos mais, confirmando a adesão dos portugueses aos pagamentos seguros, simples e eficientes. Estes dados são muito significativos tendo em conta que o uso de pagamentos eletrónicos é mais eficiente que o cash, melhorando a transparência nos pagamentos e a segurança.”
O estudo refere ainda que os jovens (15-24) são os que mais realizam pagamentos online, sendo essa a principal razão para a aquisição de cartões de crédito.