Retalho

Um mês de Mercadona: o que compraram os portugueses?

Um mês de Mercadona: o que compraram os portugueses?

Um mês depois da abertura da primeira loja em Portugal, a Mercadona conta já com quatro lojas no país. Numa nota enviada às redações, Carlos Cotos, Country Manager Portugal & Client Service Director Iberia da Kantar Worldpanel, analisa os primeiros dias de operação da insígnia no País e revela o que andam os consumidores portugueses a comprar nas lojas da insígnia em Portugal.

“Nos últimos seis meses o número de produtos comprados pelos portugueses na Mercadona já tinha duplicado mesmo antes de a insígnia ter aberto as suas primeiras lojas em Portugal. Ainda assim, a chegada do retalhista espanhol à zona do Grande Porto fez com que cerca de oito em cada dez dos seus atuais compradores portugueses sejam completamente novos para a insígnia”, diz Carlos Cotos.

“A estratégica abertura de quatro lojas na zona norte de Portugal começa já a evidenciar uma importante dinamização geográfica das compras portuguesas. Se anteriormente, metade das compras eram feitas pelos residentes do distrito de Faro e Portalegre que se deslocavam a Espanha, nestas quatro primeiras semanas de Mercadona em Portugal, mais de 70% das compras do retalhista já passaram a ser feitas no distrito do Porto”, acrescenta.

“Sendo o principal impulsionador de compra nas lojas portuguesas, os frescos foram também na Mercadona os produtos mais comprados nestas primeiras visitas, sobretudo o pão, as frutas, os legumes, mas também carne e peixe frescos. Porém, comparando com o padrão de compra mais comum dos portugueses, encontra-se nestas cestas uma presença acima de média de produtos de Higiene, Beleza e Limpeza Caseira, tais como desodorizantes e guardanapos de papel”, conclui o Country Manager da Kantar Worldpanel em Portugal.