Quantcast
AHRESP

Troika abre a porta a descida do IVA na restauração na Grécia

Faturação dos restaurantes caiu 15%

A troika está a ponderar uma descida “temporária” do IVA na restauração e hotelaria da Grécia.

A abertura da missão externa à discussão desta medida foi enfatizada esta semana pelos representantes da troika, que concluíram mais uma avaliação do programa grego sem assumir um compromisso, mas abriram a porta a alterações fiscais que abranjam o imposto sobre o consumo na restauração e na hotelaria.

De acordo com o jornal Público, a questão do IVA da restauração e hotelaria tem vindo a ser discutida na Grécia e reclamada pelo executivo junto dos credores. Num comunicado conjunto, os responsáveis da missão externa sublinham que o acordo que resulta da revisão do programa da troika “não assume uma redução temporária da taxa de IVA na restauração, mas como assunto relevante para as autoridades vai continuar a ser discutido com as equipas da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI”.

 

A redução do IVA nestes setores é igualmente reclamada em Portugal por vários agentes, em particular, pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp), que vê a medida como inevitável para salvar o setor.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever