A nova tipologia consiste na partilha da mesma loja por mais do que um operador, em regime flexível e de cooperação. Os operadores partilham o espaço da loja entre si, bem como os custos inerentes à sua operação. De acordo com a Sonae, “a loja apresenta um layout original composto por diversos ambientes, que funcionam como mini-lojas dentro de um só espaço, mas com conceitos que se complementam entre si, ou com capacidade agregadora.”
A primeira Coop Store já abriu no LoureShopping e dedica-se à comercialização de artigos de retrosaria e à venda de peças de autor com componente de fabrico manual.
“A atual conjuntura e dinâmica do mercado levou à criação da Flash Store, sendo que estas novas ferramentas de retalho se têm revelado um sucesso na medida em que permitem que novos empreendedores testem a aceitação das suas marcas nos nossos centros comerciais com condições mais flexíveis. A tipologia agora criada é a loja ideal para pequenos operadores locais se lançarem de forma sustentável no mercado e partilharem custos, ao mesmo tempo que promovem num espaço comum produtos complementares entre si”, refere Carlos Jesus, Diretor de Mall Activation e Inovação da Sonae Sierra.